O que fazemos
A pensão por morte é um benefício previdenciário destinado aos dependentes da pessoa que faleceu.
Esses dependentes podem ser: filhos menores de 21 anos, esposa (ou marido), companheira (ou companheiro) e em alguns casos também o pai, mãe ou irmãos.
Para o recebimento do benefício previdenciário é necessário preencher alguns requisitos, previstos em lei. O caso mais comum é o do INSS, que é regulamentado pela Lei nº. 8.213/91, que prevê os seguintes requisitos:
a) ter a qualidade de segurado;
b) comprovação documental do óbito;
c) comprovação do grau de parentesco;
d) comprovação da dependência do falecido. Após reunir os documentos e provas necessárias, o recebimento da pensão ocorrerá desde a data do óbito se requerido em até 90 dias do óbito. Caso contrário, o benefício será recebido a partir da data do requerimento.
Perder um parente próximo é sempre muito difícil, mas mesmo nesses momentos mais complicados da vida, precisamos tomar as decisões certas e não perder tempo em tomá-las. Mas e a companheira(o) sem união estável registrada em cartório e nem casada, como deverá proceder? E o que significa o termo "qualidade de segurado"?
Confira no vídeo abaixo as respostas para essas e outras questões.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar